Saúde de Maringá oferece acolhimento psicológico para familiares enlutados

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maringá oferece suporte psicológico por meio de profissionais das Unidades Básicas de Saúde, às pessoas que perderam parentes ou amigos próximos em decorrência da Covid-19. É uma forma de amenizar a dor provocada pela pandemia em tantas pessoas enlutadas.

A Secretaria de Saúde realiza a busca ativa das pessoas que perderam familiares e faz contato com cada uma para oferecer o serviço. “É fundamental acolhermos as pessoas nesse momento de sofrimento e luto. São mães, pais, filhos, maridos, esposas e familiares próximos”, explica a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Maria Heloísa Cella.

O atendimento é realizado presencialmente, por meio de ligações telefônicas ou vídeo-chamadas de acordo com a necessidade e disponibilidade do paciente. São 34 psicólogos. “Encontramos pessoas tristes, que necessitam de acolhimento e precisam ser ouvidas para falar sobre seus sentimentos”, comenta a psicóloga Daniela Botti Varise. Sabemos o quanto é importante o acolhimento para que o paciente saiba lidar com a dor.

Ao mesmo tempo em que auxiliam as pessoas enlutadas, as próprias psicólogas têm um sentimento positivo em relação ao serviço que realizam. “Ajudar nesse processo de recuperação nos conforta muito”, diz Maria Heloísa.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Foto: Aldemir Moraes/PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *