Segurança e saúde na indústria da construção é tema de audiência pública

 

Na quarta-feira (dia 13), o Sinduscon-PR/Noroeste e o Seconci-PR/Noroeste, em parceria com o Sesi Paraná, realizaram audiência pública para discutir as mudanças na Norma Regulamentadora (NR) 18, que diz respeito às condições de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção. Realizado no auditório do Sesi Maringá, o evento foi gratuito e reuniu empresários do setor da construção, bem como engenheiros e técnicos em segurança do trabalho.

A audiência pública contou com a presença do Auditor Fiscal da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Paraná, Rubens Patruni. Ele abordou todos os tópicos da nova redação da NR-18, tirou as dúvidas dos participantes e coletou sugestões de melhorias que serão levadas para apreciação dos membros do governo.

Recentemente, o texto vigente da NR-18 passou por consulta pública. A redação foi reformulada pelo governo e passou a ser discutida também por empregados e empregadores do setor da construção civil e segurança e saúde no trabalho. Além de Maringá, outros municípios paranaenses realizam o debate: Curitiba, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

“Conseguimos, junto à Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), a oportunidade de fazer essas audiências públicas, já com o texto proposto, de nova redação, para que seja discutido nos estados. Coletamos sugestões para ver se é possível inserir no texto que vai ser aprovado em dezembro”, explica Patruni.

A discussão sobre a nova redação da NR-18 termina na última semana de novembro. A entrega do texto para aprovação deve ocorrer no dia 2 dezembro, e o comitê responsável vai se reunir entre os dias 16 e 18 do mesmo mês. A previsão do governo é aprovar a nova redação da NR-18 ainda neste ano.

Fonte: Jornalista Camila Maciel/Textualcom – Foto: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *