O Prêmio Sinduscon está de volta e terá o lançamento da edição 2024 na próxima segunda-feira (03/06), às 18h30, na sede do Sebrae, em Maringá.
Depois da última edição em 2019, o reconhecimento será retomado com novas premiações e critérios de avaliações com foco na valorização das boas práticas do setor. Neste ano o tema é “Construções Inteligentes, Humanas e Resilientes”.
Poderão se inscrever construtoras associadas ao Sinduscon/PR-Noroeste, que serão avaliadas por uma comissão técnica em quatro temas: Arquitetura e urbanidade; gestão de obra; ODS e Gestão ESG; Inovação e Tecnologia. O prêmio terá as categorias de pequeno/médio porte, grande porte, empreendimentos residenciais de interesse social, empreendimentos horizontais e obras públicas. E também serão premiadas as empresas com melhor gestão ESG/práticas ODS e destaque em inovação e tecnologia.
Uma equipe técnica será responsável por definir os vencedores após a análise do checklist de autoavaliação e visita em obra e/ou escritório. Também haverá a participação por meio de votação do público e de autoridades da construção civil. Todas as construtoras participantes receberão um relatório com pontos de melhoria. A cerimônia de premiação será em 29 de novembro.
Na última edição do prêmio, em 2019, foram quase 900 horas de auditoria, avaliações, elaboração de questionários e reuniões de feedback, com visitas à sede e em obra. Em dez edições, o prêmio teve a participação de quase 70 construtoras e mais de 15 mil horas de avaliações e consultorias.
Em 2019, onze construtoras foram finalistas. Elas foram avaliadas em seis critérios: qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho, sustentabilidade, responsabilidade social e compliance.
AS CAMPEÃS DE 2019
Na categoria Obras Públicas, o primeiro lugar ficou com a Metro Engenharia e a segunda colocada foi a Construtora Planosul.
Na categoria Obras de Terceiros a campeã foi a Sisa Construções Civis e a vice-campeã foi a Construtora Rosa dos Ventos.
Já na categoria de Incorporações a vencedora foi a MRV Engenharia e a segunda colocação ficou com a Catamarã Engenharia.
SELO BOAS PRÁTICAS
Durante a premiação em 2019, a diretoria do Sinduscon/PR-Noroeste também fez a entrega do selo de Boas Práticas. Receberam o selo as seguintes construtoras: Rosa dos Ventos, Catamarã, Concretiza, Planosul, WEGG-CCII, MRV Engenharia, Metro Engenharia e a Sisa Construções Civis.
Fonte: Giovana Campanha/Matéria Comunicação
Fotos: Paulo Souza/Arquivo/AZ Magazine.