UEM e Cocari firmam convênio de parceria de estágio em diversas áreas

UEM e Cocari firmam convênio de parceria de estágio em diversas áreas
Vice-reitor Ricardo Dias Silva assina o termo de convênio com a Cocari. Formalidade prevê estágios nas diversas áreas do conhecimento a alunos dos cursos de graduação e pós-graduação

Na manhã da quarta-feira (2), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), na pessoa do vice-reitor Ricardo Dias Silva, assinou o convênio de parceria de estágio em diversas áreas de atuação com a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cocari). A formalidade aconteceu durante a abertura da Expo Cocari 2022.

O termo, que prevê cooperação técnica de estágios entre os diversos cursos de graduação e pós-graduação da universidade e parcerias de estudos em Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), ainda será submetido ao Conselho de Administração da Universidade.

Para Dias Silva, o termo aproxima a universidade da sociedade organizada. “Além de dar oportunidade ao aluno no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos de campo, os associados da Cocari também ganham com a presença da universidade atuando no seu desenvolvimento econômico, social e tecnológico, resultando benefícios mútuos”, enfatiza o vice-reitor.

O presidente da Cocari, Marcos Antonio Trintinalha, destaca a importância do envolvimento dos estudantes na aplicação das pesquisas desenvolvidas e o contato dos discentes com profissionais do mercado de trabalho. “A gente sempre buscou trazer a universidade próximo ao produtor rural, uma vez que as pesquisas desenvolvidas têm que ser aplicadas. Além disso, os alunos vão estar junto a profissionais de vários anos no mercado, conciliando a teoria aprendida na prática do dia a dia”, diz Trintinalha.

UEM e Cocari firmam convênio de parceria de estágio em diversas áreas
Professores do Centro de Ciências Agrárias também prestigiaram a homenagem

Na oportunidade a Cocari reinaugurou o Horto Medicinal em homenagem à ex-professora da UEM, Maria Eugenia da Silva Cruz. O local contém mais de 50 espécies de plantas medicinais estudadas por Maria Eugenia a qual, por mais de 30 anos, se dedicou à botânica.

A professora era lotada no Departamento de Agronomia (DAG) da UEM até o ano de 2012, quando faleceu. Na DAG ela desenvolveu uma série de projetos e pesquisas voltados para utilização de plantas medicinais (aromáticas e condimentares; extração de óleos essenciais; fisiologia pós-colheita de frutos e hortaliças; e controle fitossanitário alternativo através da utilização de plantas medicinais).

Maria Eugenia era graduada em Agronomia pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (1981), mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1986) e doutora em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2003).

UEM na Expo Cocari 2022

UEM e Cocari firmam convênio de parceria de estágio em diversas áreas
Experimento foi desenvolvido junto aos Laboratório de Química e Mineralogia do Solo e Laboratório de Caracterização e Reciclagem de Resíduos da UEM

Durante a Expo Cocari, alunos do curso de Engenharia Agronômica da UEM estão expondo o trabalho desenvolvido na unidade experimental observando dois dos principais componentes dos diferentes sistemas de produção que favorecem o aumento da produtividade: o calcário e a matéria orgânica.

O experimento se deu na cultura da soja, num sistema de plantio direto realizado em novembro de 2021. Além da explicação do estudo desenvolvido, os visitantes do stand da UEM na feira, têm a oportunidade de vivenciar e visitar o experimento in loco.

Fonte:  Camila Cantoia Dorna/ASC/UEM – Fotos: Divulgação/UEM.