UEM está na 201ª posição de universidade mais sustentável do mundo

Ranking avalia 1.115 universidades no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

 A revista inglesa Times Higher Education (THE) divulgou o Impact Rankings 2021, que avalia 1.115 universidades de 94 países no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no que tange Ensino, Pesquisa, Extensão e administração feita por cada instituição de ensino superior. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está na 201ª posição do ranking.

Bruno Montanari Razza, chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), ressalta que a UEM é a 3ª universidade brasileira mais bem ranqueada, empatada com outras cinco: Estadual de Londrina, Estadual Paulista, Federal do ABC, Federal do Paraná e Nove de Julho. A 1ª e a 2ª brasileiras são, respectivamente, Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Espírito Santo. “Esse ranking é composto por 17 sub-rankings com características próprias, sendo utilizados parâmetros objetivos e subjetivos. A nota final é composta pela avaliação do ODS 17 [Parcerias e Meios de Implementação] mais os três melhores ODS da universidade”, explica Razza.

Após análise, Razza menciona que as melhores avaliações da UEM foram em: Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17); Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2); Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8); e Energia Acessível e Limpa (ODS 7). O professor também relata que outros pontos positivos da UEM foram nos ODS 5 (Igualdade de Gênero), 6 (Água Potável e Saneamento) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). “O ODS 16 se destaca por ter obtido a terceira melhor nota na avaliação, mas não entrou na contabilização da pontuação para o ranking”.

Em dezembro, a UEM foi apontada como a 28ª universidade mais sustentável do Brasil. Para conhecer como a UEM cumpre os ODS da ONU, leia esta outra reportagem. O Impact Rankings 2021, divulgado na quarta-feira (21/4), tem 2019 como ano-base. É a terceira edição desse levantamento da revista inglesa THE. A UEM não participou em 2019, mas no ano passado obteve a 101ª posição dentre 768 universidades. Saiba mais na tabela abaixo:

Impact Rankings da Times Higher Education

2020

2021

Países participantes

8594

Universidades participantes

7681.115
UEM (posição absoluta)101ª

201ª

UEM (posição relativa*)13ª

18ª

*Caso em todos os anos houvesse o mesmo total de universidades (número hipotético de 100), a UEM ocuparia as posições mencionadas.

Fonte: Matheus Teixeira/ASC/UEM – Foto: Divulgação/UEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *