Unicesumar faz doação de máscaras para Cisamusep

Material será utilizado em ambulatório que atende mais de 600 pacientes diariamente; doação é essencial no período de pandemia

A Unicesumar repassou cerca de 5 mil máscaras descartáveis para o ambulatório da Cisamusep (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense). A doação foi feita na sexta-feira (30/7) no Bloco 6, da universidade.

Laís Cristine Pilger, diretora de Promoção à Saúde da Cisamusep, lembrou que o ambulatório atende diariamente 600 pessoas. “Essa doação representa a continuidade de nossos trabalhos ao oferecer máscaras aos nossos funcionários e pacientes”, disse. As máscaras vão servir para substituir aquelas usadas por pacientes há mais tempo ou então serão entregues aos que surgem sem a devida proteção.

A doação das máscaras consolida a parceria da Unicesumar com várias entidades públicas na área da saúde.  “A reitoria sabe da importância dessas doações. Muitas entidades precisam desse material e dependem de licitações, muitas vezes demoradas”, explicou a professora Solange Lopes, diretora de Centro e Ciências Biológicas e da Saúde da Unicesumar.   “Estamos sempre dispostos a ajudar os parceiros com máscaras e luvas, justamente num momento tão difícil como a pandemia”.

O Cisamusep é um consórcio mantido por 30 municípios da 15ª Regional de Saúde do Paraná. O ambulatório realiza atendimentos em mais de 30 especialidades médicas e odontológicas e mais de 10 tipos de exames. Além disso, possui uma equipe multiprofissional para acompanhamento de pacientes de médio risco.

COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

Desde o início da pandemia, a Unicesumar tem realizado uma série de ações sociais e na área da saúde afim de dar suporte a milhares de famílias vulneráveis e a centenas de profissionais da área médica.

Junto com os polos de EAD, já distribuiu alimentos em todo o País. Também fez doações de máscaras de acetato (face shield) para hospitais de Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba. A instituição também doou máscaras de tecido para colaboradores e comunidade em geral, além de lençóis para hospitais.

A Unicesumar também auxiliou os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia, ao emprestar aparelhos respiradores ao Hospital Municipal de Maringá, seguido do trabalho de estudantes da instituição junto à Secretaria de Saúde. As atividades contemplam desde teleatendimento à população até mutirões de testagens de Covid-19 em diversos bairros do município.

Recentemente, a Secretaria de Saúde de Maringá junto com a Unicesumar e outras instituições de ensino, lançou o Ambulatório Pós Covid (APC).  Foi criado um fluxograma para receber o paciente que obteve alta de enfermaria ou de Unidade de Tratamento intensivo (UTI). Há três meses que a Unicesumar oferece fisioterapia aos pacientes pós covid encaminhados à Unidade Básica de Saúde – UBS-Aclimação, existente dentro da instituição.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Unicesumar – Foto: Divulgação/Unicesumar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *