Vereadores homenageiam Gilmar Leal Santos com Cidadania Benemérita

Vereador Alex Chaves fez a leitura de trecho bíblico na abertura da sessão solene

A Câmara de Maringá homenageou o empresário Gilmar Otaviano Leal Santos com o título de Cidadão Benemérito, em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (20/4). A homenagem foi proposta pelos vereadores Mário Verri, Sidnei Telles e pelo vereador da Legislatura 2017-2020, Jean Marques.

O deputado federal Ênio Verri, o vice-prefeito Edson Scabora, o vice-presidente da ACIM, Walter Tomé Júnior e cerca de 80 amigos e familiares prestigiaram a solenidade.

Gilmar Leal Santos agradeceu o reconhecimento e dividiu a homenagem com os seus colaboradores

Santos agradeceu o reconhecimento e dividiu a homenagem com os colaboradores. “Não fazemos nada sozinhos, essa homenagem é o reconhecimento de nosso trabalho e por isso a compartilho com todos os meus colaboradores”.

Ele ressaltou que é apaixonado por Maringá, cidade que escolheu para viver. “Escolhi Maringá e com esse título agora sou cidadão, fui também escolhido por ela. É uma alegria e uma honra”.

O vice-prefeito Edson Scabora destacou o empenho do empresário na busca por soluções durante a pandemia de Covid-19

O vice-prefeito Edson Scabora destacou o empenho do empresário na busca por soluções durante a pandemia de Covid-19. “Gilmar sempre se dedicou a buscar as melhores soluções para os desafios enfrentados pela cidade. É uma honra e uma alegria entregar esse título de Cidadão Benemérito a ele, que é muito merecedor desse reconhecimento”.

Vereador Mário Verri discorreu sobre a história do homenageado e relembrou a atuação do empresário no desenvolvimento da cidade e na geração de empregos

O vereador Mário Verri, um dos autores da homenagem, contou um pouco da história de Gilmar e relembrou a atuação do empresário no desenvolvimento da cidade e na geração de empregos. Verri destacou ainda o envolvimento do empresário nos esportes. “Gilmar é um excelente exemplo de empresário de sucesso e cidadão consciente de seu papel para o desenvolvimento da sociedade e melhoria da qualidade de vida de nosso povo”.

A esposa de Gilmar, Gabriela Camargo Leal Santos, recebeu um buquê, uma singela homenagem da Câmara que foi entregue pelo vereador Mário Verri.

Poder Legislativo homenageou Gilmar Leal Santos com o título de Cidadão Benemérito de Maringá
Vereadores Sidnei Teles, Mário Verri e Jean Marques entregam cópia da Lei ao homenageado Gilmar Leal Santos
Empresário Gilmar Leal Santos (ao centro), recebeu o título de Cidadão Benemérito das mãos dos vereadores Mário Verri, Sidnei Teles Jean Marques e do vice-prefeito Edson Scabora

QUEM É GILMAR?

O empresário Gilmar Otaviano Leal Santos nasceu em Apucarana e se formou engenheiro civil. Depois da graduação, trabalhou como Analista de Sistemas do Banestado Informática e foi analista de suporte de sistemas operacionais para sistemas de grande porte da IBM.

Da engenharia, decidiu investir no segmento de fast foods e comprou a franquia do Mc Donald’s em Maringá. Além do setor de alimentação, o empresário fundou, em 1999, a Cinesystem (Rede de Cinemas), empresa onde permaneceu até 2011. Santos também trouxe para Maringá as franquias 5àSec, Hering, Rei do Mate, Spoleto e PBKids, repassadas posteriormente a outros empresários.

Santos é fundador e ex-presidente da Associação dos Pequenos e Médios Exibidores do Brasil. Desde 1997, ele também participa do McDia Feliz, ação voltada para a arrecadação de fundos para projetos direcionados às crianças e adolescentes com câncer.

O empresário é jogador de basquete veterano, poeta e tradutor. Lançou a tradução da obra “The Waste Land”, de T. S. Eliot, intitulada A Terra Árida, que contém um enriquecido material sobre o contexto da obra.

É autor dos livros de poema Trapezista (2006); Carmesim (2010), Cartas Poéticas (2017); Hoje o Mar Está Calmo (2018); e Este poema não é para você (2020).

Santos foi escolhido Empresário do Ano de 2018, título concedido pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá – ACIM.

Fonte: Assessoria de Imprensa/CMM.
Fotos: Marquinhos Oliveira.