Câmara de Maringá aprova isenção de taxa para feirantes idosos

Câmara de Maringá aprova isenção de taxa para feirantes idosos
Vereadores maringaenses aprovaram isenção de taxas para feirantes idosos

Na sessão ordinária da terça-feira (26/4), o plenário aprovou, por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei complementar nº 2.108/2021, de autoria do Poder Executivo, alterando o artigo 13 da lei complementar municipal nº 1.092, de 02 de outubro de 2017, que dispõe sobre a concessão de isenções, reduções e demais formas de benefícios relativos ao pagamento de tributos municipais, assim como define critérios para sua concessão.

Serão isentas do pagamento da Taxa de Licença para ocupação de solo nas vias e logradouros públicos, para bancas de feira livre, Feira do Produtor e outras similares, regularmente licenciadas para pessoas acima de 60 anos, que pessoalmente exerçam a atividade, na forma regulamentar.

Câmara de Maringá aprova isenção de taxa para feirantes idosos
Vereador Paulo Biazon quer divulgação de informações relativas ao combate à dengue

Também, em primeira discussão, foi aprovado, por 13 votos, o projeto de lei nº 16.251/2022, de autoria do vereador Paulo Biazon, dispondo sobre a divulgação de informações relativas ao combate à dengue, no portal eletrônico da administração municipal na internet. A proposta é que esse esclarecimento seja trimestral, contendo, no mínimo, as seguintes informações: I – o número total de casos suspeitos existentes no município; II – o número total de casos confirmados existentes no município; III – os pontos destacados, por região, onde residem os munícipes com casos confirmados e/ou suspeitos.

Com 15 votos, foi aprovado, em segunda discussão, o projeto nº 16.225/2022, do Poder Executivo, autorizando a outorga da concessão do serviço de remoção, guarda e leilão de veículos, objetos e equipamentos apreendidos, mediante processo licitatório. A vencedora também arcará com as responsabilidades acessórias e a vigência máxima da concessão será de dez anos.

Em segunda discussão, também foram aprovados outros cinco projetos. Destes, três eram relativos à transformação de imóveis em Zona Especial para Habitação de Interesse Social (ZEIS): Projeto de Lei Complementar 2.101/2021; Projeto de Lei Complementar 2.102/2021 e Projeto de Lei Complementar 2.103/2021. Eles também vieram do Poder Executivo e foram aprovados com 14 votos.

Câmara de Maringá aprova isenção de taxa para feirantes idosos
Vereador Alex Chaves teve projeto aprovado que disciplina a prevenção de acidentes em piscinas

De autoria do vereador Alex Chaves, foi aprovado, por 13 votos, o projeto 16.243/2022 que altera a redação da lei 9.849/2014 que disciplina a prevenção de acidentes em piscinas. Nesta proposta, a mudança é a liberação de salva-vidas, identificados, trajados, treinados e credenciados por órgão competente em técnicas de salvamento, resgate de vítimas, primeiros-socorros e respiração artificial para hotéis, motéis, condomínios residenciais verticais e horizontais.

Câmara de Maringá aprova isenção de taxa para feirantes idosos
Requerimento do vereador Altamir Antônio dos Santos solicita informações do Executivo relativas às indenizações causadas por eventos climáticos adversos

Na sequência foram aprovados 27 requerimentos de informação ao Executivo, em discussão única. Entre eles, destaca-se o requerimento 594/2022, do vereador Altamir Antônio dos Santos, relativo às indenizações de responsabilidade da Administração Municipal em decorrência dos prejuízos causados aos cidadãos, por eventos climáticos adversos, tais como o temporal que atingiu Maringá no último sábado (23).

Fonte: Assessoria de Imprensa/CMM.
Fotos: Marquinhos Oliveira.