Ipplam apresenta diagnóstico do Plano Diretor

Apresentação teve prestação de contas do Ipplam
Prefeito Ulisses Maia fez sugestões para o Plano Diretor
Presidente do Ipplam, arquiteta Bruna Barroca: organizando a cidade para a próxima década
Vereador Sidnei Telles comentou o crescimento da cidade

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), apresentou na tarde de segunda-feira (2), o diagnóstico do Plano Diretor para o prefeito Ulisses Maia. O Plano Diretor passará por audiências públicas. Após o término, no final do ano, será votado pela Câmara de Vereadores. “Pelo que vi no diagnóstico, teremos um excelente Plano Diretor”, avaliou Ulisses Maia. “É uma satisfação termos criado o Ipplam. Vamos fortalecer o Instituto cada vez mais”.

O prefeito assistiu a apresentação, realizada durante prestação de contas do instituto. Ele fez anotações, muitas perguntas e sugestões sobre a verticalização da cidade, Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), loteamentos, fundo de vale, vazios urbanos, entre outros. O diagnóstico tem quase mil páginas e agora será apresentado para as secretarias municipais antes de ser levado para as audiências.

De acordo com a diretora-presidente do Instituto, arquiteta Bruna Barroca, as normas de uso e ocupação do solo seguem os objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU). A aplicação das ações definidas no Plano Diretor melhora a qualidade de vida do maringaense. Entre esses aspectos estão a gestão democrática participativa, descentralizada e transparente; variedade cultural; iniciativas integradas entre o público e o privado; desenvolvimento sustentável; programas sociais melhorando a vida de pessoas de baixa renda e em vulnerabilidade social; entre outros.

O QUE – O Plano Diretor segue quatro etapas: mobilização e proposta metodológica; análise temática integrada ou do diagnóstico; diretrizes e proposições; legislação e implementação. Será base para o desenvolvimento da cidade na próxima década e fundamental para ratificar Maringá como a melhor cidade para se viver no Brasil.

Participaram da apresentação o vice-prefeito Edson Scabora, os secretários municipais Gilberto Purpur (de Mobilidade Urbana), Orlando Chiqueto (de Fazenda), Hércules Kotsifas (de Governo), Estevão Palmieri (de Urbanismo e Habitação), o vereador Sidnei Telles, diretores, servidores, entre outros.

• Confira o site do Ipplam: https://www.ipplam.com/

Fonte: Andye Iore/Siacom – Fotos: Mileny Melo/PMM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *