Gabinete de Gestão de Crise coordena mais de 400 pessoas para restabelecer a normalidade em Maringá

Equipes da Prefeitura aceleram o trabalho de retirada de galhos e árvores das ruas de Maringá
Ivan Quartaroli

O Gabinete de Gestão de Crise criado pela Prefeitura de Maringá é formado por representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Limpeza Urbana, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Infraestrutura, Copel, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais secretarias municipais. O objetivo é organizar as equipes de trabalho, divididas em várias frentes para desobstruir as ruas da cidade.

O prefeito Ulisses Maia está coordenando todas as estratégias das ações e o gabinete de gestão de crise é coordenado por Ivan Quartaroli, também secretário de Segurança Pública do município, na operacionalização das equipes.

Mais de 400 pessoas estão envolvidas, diretamente, nas ações em toda a cidade, sendo 7 equipes da Secretaria de Limpeza Urbana, 5 da guarda municipal e 5 da Secretaria de Mobilidade Urbana, além da Copel e Defesa Civil. Equipes estão nos bairros distribuindo lonas para os moradores que tiveram as casas destelhadas.

Os trabalhos estão sendo feitos, primeiramente, nas vias de grande fluxo, dentre as que foram mais afetadas e apresentam maiores pontos de bloqueio. As equipes estão trabalhando desde às 4h da madrugada e não haverá paralisação até o atendimento de todas as chamadas.

Em casos mais graves, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 192 e 193. Em casos de menor gravidade, a população deve acionar a Ouvidoria, pelo 156 ou a Guarda Municipal, pelo 153. Em vários pontos da cidade não há o acesso à internet, o que dificulta a comunicação. A colaboração e compreensão de todos neste momento é importante, principalmente na remoção de pequenos galhos que estão obstruindo as vias. Mas, nos casos em que há fios elétricos caídos, a população deve aguardar a chegada dos técnicos da Copel.

Segundo o Instituto Simepar, durante a madrugada deste sábado a passagem de uma frente fria provocou rajadas de vento de até 79,9 km/h. Também houve muitas descargas elétricas e chuva de granizo em algumas regiões do Paraná. Foi um dos piores temporais dos últimos anos, o que provocou a queda de árvores e fios elétricos. Por isso, motoristas, motociclistas e pedestres devem redobrar os cuidados ao passar pelas vias da cidade.

Contatos para caso de queda de árvore, destelhamento ou situações que ofereçam risco:
• Ligue 193;
• App Ouvidoria 156 Maringá;
• Defesa Civil (44) 99103-8319;
• Copel para falta de energia elétrica: 0800 51 00 116 e WhatsApp (41) 3013-8973.

Fonte: Dirceu Herrero/Secom.
Fotos: Mileny Melo/PMM.