INOVAÇÃO – Prefeitura desenvolve protótipo de Retentor de Impureza de Águas Pluviais

A Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Maringá testou com sucesso na quinta-feira (6/4), o protótipo de um Retentor de Impureza de Águas Pluviais (RIAP) desenvolvido por uma equipe interna. A ideia é fabricar mais unidades do retentor para instalação nos bueiros da cidade, facilitar a limpeza, diminuir entupimentos de galerias e prevenir alagamentos. A cidade possui mais de 100 mil bocas de lobo (ou bueiros).

Desde o início da gestão, o secretário da pasta, Carlos Henrique Cardozo, constatou a necessidade de buscar uma solução para dar mais agilidade à limpeza das bocas de lobo. A superintendente e supervisora do projeto, Maria Ligia Guedes, conta que a missão foi entregue a uma profissional, Marilda Cristina Scarsi, formada em Gestão Ambiental e pós-graduanda em Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Marilda explica que pesquisou iniciativas de prefeituras que possuem vários tipos de retentores de bocas de lobo. “A partir dos nossos estudos, concluímos que era necessário criar um protótipo que se encaixasse nas necessidades do município, já que nossos bueiros não têm um padrão e Maringá tem características específicas como o fato de ser bastante arborizada”, frisa.

O modelo foi criado para ser introduzido dentro das galerias pluviais, permanecendo no chão. Ele possui diâmetro maior do que mecanismos semelhantes e tem possibilidade de girar e recolher mais impurezas, além de ter maior durabilidade. A construção do protótipo foi feita pela equipe de serralheria da Prefeitura.

Fonte: Diretoria de Comunicação/Siacom – Fotos: Aldemir de Moraes/PMM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *