Sicredi apresentará ‘case’ de sustentabilidade em evento da ONU

 

Primeira agência Smart do sistema Sicredi em Cafeara, interior do Paraná, inaugurada em março de 2018, se torna ‘case’ de sucesso.
Diretor executivo da cooperativa, Rogério Machado, irá até Nova York apresentar o case da agência Smart.
Inovação e sustentabilidade são palavras importantes para a Sicredi União PR/SP, que em março de 2018 lançou a primeira agência Smart do sistema Sicredi em Cafeara, interior do Paraná. A cidade, com menos de 3 mil habitantes, não possuía nenhuma instituição financeira, tanto por falta de segurança quanto por falta de interesse dos bancos.

Depois de uma vasta pesquisa, a cooperativa resolveu investir na cidade, criando uma agência Smart, sem dinheiro físico circulando, apenas transações financeiras. A agência fica na praça da igreja, dentro de dois containers e atende a vários aspectos de sustentabilidade ambiental, como a utilização de captação de água da chuva e painéis de energia fotovoltaica.

Além disso, a cooperativa lançou na cidade os programas em prol da equidade social, como A União Faz a Vida, Usa e Devolva e Centro de Inclusão Digital, com os quais a Sicredi União PR/SP cumpre o papel de apoiador da comunidade e promotor do desenvolvimento social.

Além dos pilares ambiental e social, a agência Smart Container promove o desenvolvimento econômico da cidade e região, pois o dinheiro que hoje é movimentado na cidade potencializa a economia local.
Com esse case, que atende a sete dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, a Sicredi União PR/SP é finalista no 1º Prêmio ODS Pacto Global, na categoria Grandes Empresas, no eixo prosperidade. A cooperativa ficou à frente de mais de 800 cases.

Essa visibilidade também fez com que a cooperativa fosse convidada para participar do 2º SDG’s in Brazil, que acontece amanhã, dia 16 de julho, em Nova York, nos Estados Unidos. O evento é promovido pela Rede Brasil do Pacto Global e tem o objetivo de apresentar a representantes da ONU as ações que estão sendo desenvolvidas para ajudar na implantação dos ODS.

“Essa visibilidade é importante para mostrarmos o quanto temos olhando para a sustentabilidade em nossos projetos, em que aliamos a forma cooperativa de atuação em benefício das comunidades onde atuamos”, afirma Rogério Machado, diretor executivo da cooperativa que irá até Nova York apresentar o case da agência Smart.

 

Texto: Jornalista Graziela Castilho/Textualcom – Fotos: Divulgação/Sicredi e Paulo Souza/Arquivo/azmagazine

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *